A vida pode escorrer por entre os dedos num piscar de olhos... Não se pode viver sem ter gosto, sendo transparente, sendo inútil... É preciso fazer a diferença, deixar marcas, visualizar horizontes... É preciso Ser Intenso... Ser homem... Ser criança... Ser música... Ser arte... Ser Deus... Ser Graça... Simplesmente Ser... e Ser Feliz!

3.5.07

ESSAS CRIANÇAS ...

Tenho tentado trabalhar a boa música com as crianças. Infantil e Brasileira. Mas tem horas que dá vontade de chutar o pé da mesa quando acontecem coisas como essas que relatarei aí embaixo:

==========================================================
ENSAIOS PARA O DIA DAS MÃES

1. Numa escola que eu não participarei da apresentação, estava eu trabalhando uma ciranda muito antiga super legal, com elementos de percussão corporal. Aí as crianças quiseram cantar prá mim a música do dia das mães. Me fizeram tocar no violão sem eu saber o que era, porque não sabiam o nome da música e não começavam a cantar sem que eu tocasse. Enfim... Música da Ivete Sangalo. Ok... Nada contra. Terminada a função, voltamos prá minha ciranda. Veio a professora da turma e disse: mostrem prá Ana o que vocês andam gostando agora! E prontamente todos os começaram: "... de blusinha branca... de blusinha branca... sei lá o quê... o meu amor namora..." Eu, muito perspicaz, disse. Ok! Beleza! Esse ano a gente vai aprender uns reggaes bem legais! E agora vamos brincar com a música de antes? Terminei a aula com todo mundo bagunçando e cantando andando ao redor da mesa. Ótimo. Por enquanto... Pelo menos pararam de pedir prá cantar Rebelde e a Barbie Girl. Pena que agora tão pedindo os funks...

2. QUEM TIVER PROBLEMA DE CORAÇÃO NÃO LEIA ESSA PARTE... Várias crianças, 4 professoras e eu numa sala, outra escola. Ensaiando uma música "das minhas", lindíssima, do Toquinho. Uma professora que eu adoro, que faz um trabalho fantástico com bebês, me diz: "Ana, essa música é linda, onde tu conseguiu?". E eu, como se a explicação fosse a coisa mais natural do mundo: "Guria, isso é Toquinho!" Basta dizer isso, né? E ela: "O que? Que que é isso, toquinho?" Notem a presença da letra minúscula. Gente, eu não acreditei... "Como assim, tu não sabe quem é o Toquinho? Pelo amor de Deus criatura, em que mundo tu vive? E tudo que eu trabalho sempre que é do Toquinho?" "As outras professoras começaram a rir também, porque a cena foi realmente muito engraçada... E ela me responde ainda: "Vou saber quem é Toquinho. Ai Ana, na minha rádio não toca isso. Eu vou é no Pagodão!". Socorro...
========================================================

1. Onde será que esse mundo vai parar?
2. Acho que vou ali na Igreja dizer pro Padre Romeu que eu sou missionária... fála sério...

11 comentários:

Diego Schmidt (lotaH) disse...

A melhor "técnica" nestas situações é achr um funck bom (ou bonzinho)e trabalhar esse. Depois achar uma música muito boa com tema (ou letra) parecida e trabalhar as duas. Depois jogar a primeira para escanteio.
Sobre não saber que é o Toquinho, sem comentário.

Ana disse...

Essa é a idéia...
Por acaso não tá pensando em mudar de profissão?

Anônimo disse...

Não esquecendo: cada um tem a sua cultura e o direito de "gostar do que gosta". Não saber quem é Toquinho? Para nós pode parecer um absurdo! Para outros o absurdo é saber quem ele é. São valores diferentes; isto torna as pessoas diferentes e cada um tem o dever de respeitar estas diferenças.

Anônimo disse...

CREEEEEEDO !!!! E É COM "ISSO " QUE CONTAMOS PARA INCENTIVAR A CULTURA E "EDUCAR " NOSSAS CRIANÇAS ???

JÁ TEMOS UMA SOCIEDADE QUE É REFLEXO DESTE TIPO DE GENTE.... QUE PENA !!!

BAIXINHA: ISTO SERVE PARA TI TER A REAL DIMENSÃO DA NECESSIDADE DO TEU TRABALHO...
VAIS TER QUE ENSINAR TAMBÉM OS "GRANDINHOS", E ESSES SÃO BEM MAIS DIFÍCEIS. mAS TEM FÉ, TU CONSEGUE.... BEIJO
LEILA

Ana disse...

Não gostar de Toquinho não é nenhum problema...
O problema é não saber quem é Toquinho! Pior, perguntar O QUE È Toquinho?

Ana disse...

FINALMENTE O BLOG ESTÁ GERANDO DISCUSSÃO!!!! ESSA SEMPRE FOI SUA FINALIDADE!!!!

Mãe... não foi por respeito ou não que contei as histórias. Na verdade tanto eu respeito que eu canto as músicas que eles quiserem com eles. No entanto, tenho que fazer meu papel de educadora e educar não somente os ouvidos, mas a alma. Mostrar prá essas crianças que existe muito mais no mundo do que esses funks que eles cantam e rebolam sem saber porque querem dizer. Mostrar prá eles que a gente pode ir além... Ao mesmo tempo, mostrar que prá isso não é preciso não cantar os funks... mas sim ampliar os horizontes.
Eu levo tudo prá sala de aula: de baião à sertanejo passando pelo rap e pelo jazz... Sou a primeira a defender as diferenças... O que me entristece é ver que hoje as culturas estão confusas e as crianças deixaram de ser crianças.
Mas fico feliz que basta alguém com um pequeno olhar se mexer um pouquinho prá que eles sejam crianças mesmo e se divirtam, da forma tão particular que somente eles conseguem viver...

Mas quanto ao Toquinho, não arredo pé. Não é uma questão de respeito. É uma alienação. Como é que alguém mora no Brasil e não sabe quem é Toquinho? Ou que pelo menos não sabe que eu to falando de um cantor, e não de um toquinho de árvore? Ah, por favor... isso me indignou... e muito...
Eu não sei nenhuma música do MArcelo D2 nem escuto o cara, mas sei que ele existe. Ou ainda, sei lá, Edson e Udson... E olha que eu apelei... Em se tratando de Toquinho eu podia comparar no mínimo a Ivan Lins em matéria de notoriedade e mídia...

Diego Schmidt (lotaH) disse...

É que o Toquinho é muito reconhecido como parceiro do Vinicius, o verdadeiro astro. Então as pessoas só lembram do segundo. Eu gosto das músicas do Vinicius, mas sou muito mais fã das letras e músicas do Toquinho.
Eu não conheço nehum grupo de funk.

Me lembrei agora, se quer dar aula de funk, uma boa pedida é a versão da Jacson Brasileiro da Fernanda Abreu!!

Anônimo disse...

Concordo sim, que devas esclarecer à quem não sabe, quem é Toquinho. Esta será a forma de abrir os horizontes de quem não os tem. A partir do momento que te disserem "tô nem aí" pro teu "toquinho" aí sim, podes te indignar. Antes não!
As crianças???? Estas são maravilhosas, cantam o que se ensina e o que não se ensina,tb. Mais uma vez o teu papel de educadora deve funcionar, mesclando informações e valores, para que eles aprendam a escolher o melhor, nunca esquecendo, também, que não se pode aliená-los do outro lado. Senão, ficam como alguns "gaúchos" que conhecemos que não admitem, sequer, a música de nossa terra. Vou trabalhar!!!!!!

Anônimo disse...

Ana Querida....como tu mesmo sabes, também trabalho com crianças, mas de outra forma....e "acho" que entendo bem o que tu esta querendo dizer...para teres uma idéia...final do ano passado a turma da manhã estava muito agitada...não estava mais conseguindo controlar....resolvi então apelar para.....Guaiba fm"...quase enlouqueceram, reclamaram de todas as formas possíveis...e ao final da primeira semana já estavam gostando das musicas....e bem mais calmos....eu me nego a ouvir funk com eles, não que não goste, mas o tempo todo não dá....digo para eles ouvirem com o Pai e a Mãe em casa....tu precisas ver quando toca La Barca...que todos sabem que eu gosto....e já ficam cantarolando também....chega a ser engraçado...antes eles reclamavam....agora pedem para ouvir...."lavagem cerebral de outra forma" ...rsrsrsr...mas infelizmente estamos nessa...costumo ouvir com eles da Guaiba ...até Ipanema....e tento concientizá-los de que musica não é uma tosse ou espirro que toca no rádio...musica toca na alma....um dia quem sabe...chego lá...continue firme...não seja um xuxu...bj...Tio Flavio

Anônimo disse...

Oi Aninha! estou aqui escrevendo meu terceiro comentário que não querem publicar! Os `butões´estão me pregando peças então resolvi escrever como anônima!
Não posso deixar de redigir meu comentário e indignação! Realmente estamos vivendo num caos instalado e em nossas mãos como educadoras está uma pequenina porção da solução que pretende mudar essa sociedade que quebrou seus membros e engessou de modo torto... Na minha tentativa de não esmorecer, pois segunda-feira durante a minha aula tive vontade de sair correndo e gritando, estou aproveitando este momento para desabafar e refletir, pois daqui a alguns instantes preciso começar a escrever um artigo completo para ser publicado e apresentado em uma mesa redonda no Fórum Nacional de Educação. Hoje pela manhã recebi um telefonema do meu chefe onde ele comentou sobre a resposta a um projeto nosso que está sendo implantado e ele colocou o seguinte: ..."Só que eles querem determinar o conteúdo a ser trabalhado na aula dos nossos estagiários" e eu disse: "Nem pensar, então não quero." Tenta convencer a supervisora pedagógica e diz a ela... e ele respondeu: " Pena que não gravei! Como teu argumento saiu bonitinho! E eu repliquei:" São anos bancando o papagaio, repetindo um discurso preparado para ser bonitinho, como as pessoas gostam de ouvir, mas não anotam, pois mal sabem escrever, e assim esquecem de aplicar. Trabalhamos com opostos: tu com os pequeninos e eu com os grandes pepinos torcidos erradamente! Mas acreditamos em mudança, em transformação cabível, senão não viveríamos nossos dias em busca de derrubar o que está aí para construção de uma nova perspectiva de realidade. Que bom que estás aí me inspirando! Estarás na minham mente enquanto escrevo o artigo. Mais uma vez obrigada por seres a Prô do meu filhote!
Aproveito para um puxão de orelha. Já falaste com a `criatura´ sobre a oficina nas terças pela manhã? Não adianta eu falar, é só mais um que não me ouve...
Di, meu amor, lindo, fantástica a tua habilidade na high tech, prática e provavelmente muito eficiente. Só não esquece de separar o lixo, todos os dias.
Grande beijo. Amo vocês dois! Que bom que vocês existem!
Acho que não preciso assinar o comentário...

Anônimo disse...

oi amiga.....bom, já tinha feito meu comentário por a-mil, pois não sabia que tinha este adendo....bom, até eu que aguento os hip-hops americanos do meu noivo, sei quem é o Toquinho...e criancas...bom, elas são demais...mas todas tem jeito...a culpa são as rádios...devia ter só AM..aí ninguém ouvia, por causa do sinal ruim... e era obrigado a comprar o cd...que sai mais claro, mas assim a gente faz um filtro do que anda ouvindo por aí!!! Beijos da tai!!