A vida pode escorrer por entre os dedos num piscar de olhos... Não se pode viver sem ter gosto, sendo transparente, sendo inútil... É preciso fazer a diferença, deixar marcas, visualizar horizontes... É preciso Ser Intenso... Ser homem... Ser criança... Ser música... Ser arte... Ser Deus... Ser Graça... Simplesmente Ser... e Ser Feliz!

6.6.07

ONDE É QUE VAI PARAR ESSE NOSSO MUNDO?

Essa colocação não quer julgar nem dizer o que é certo ou errado. Quero apenas que a gente pense a que ponto chegou a humanidade...

Eu estava com uma família de desabrigados morando embaixo da marquise do meu prédio. Literalmente. Com colchão, fogão e tudo. Família completa. Adultos, crianças, algo mais...
Fazia uns 10 dias. A cada dia que passava, com esse frio do capeta que tá fazendo, chegar em casa era uma tormenta crescente. O que fazer? Ajudar, ligar prá algum serviço social, não dar bola... Não dar bola era a única coisa fora de questão...

Sem saber fazer alguma coisa, o tempo foi passando, e eu me perguntando: morando aqui onde moro, tudo bonitinho, o prédio super organizado, condomínio atuante, etc,... COMO É QUE NINGUÉM TINHA FEITO NADA AINDA???? Mas sinceramente, tava achando que, assim como eu, ninguém sabia se podia fazer alguma coisa... Mas tava achando estranho demais o silêncio, principalmente do povo do prédio...

Foi então que ontem de manhã, o silêncio mostrou a voz. E aí entendi... mas não estou conseguindo compreender... Polícia? Serviço social de rua? Moradores brigando? Gente xingando? Alguma coisa importante acontecendo? Nada disso... Tiraram o calçamento de toda a volta da marquise, que deve ter um metro de largura e que circunda toda a esquina... Terminaram de quebrar tudo hoje. Amanhã devo descobrir se vão fazer um jardim ou se vão puxar a grade até a beirada do prédio...

Quando eu entrei, não me dei conta. Achei que era arrumação de encanamento, sei lá... Até que a ficha caiu... ATÉ AONDE CHEGARÁ O SER HUMANO? A família? Não tenho a mínima idéia. Se foram junto com o calçamento.

Não quero fazer demagogia e dizer que devem estar procurando outra marquise prá se abrigar. Não quero levantar essa questão, da miséria e da marginalização social.

Quero apenas levantar no coração, e de preferência, na mente de vocês, a inquietação: QUE PAÍS É ESTE QUE VIVEMOS EM QUE, PROBLEMAS COMO ESSE, GERADOS PELO NOSSO SISTEMA, SÃO RESOLVIDOS DESSA FORMA? Já que não podemos fazer nada, varremos o problema da nossa vida prá que ele passe a incomodar outra vida que nada tem a ver com a nossa... ESSE É O PAÍS ONDE AS COISAS ANDAM SENDO EMPURRADAS COM A BARRIGA... ATÉ AS GRADES SE MOVEM...

Não sei de vocês, mas eu não consegui continuar vivendo da mesma forma depois de ontem. A cada dia que passa penso mais que preciso fazer a minha parte sem empurrar ela pros outros...
Taí uma baita dificuldade...

2 comentários:

Anônimo disse...

É minha "menina".... Eu era como tu.... Queria ajudar, não me conformava com as coisas serem tão erradas....mas chegou a um ponto de eu ficar depressiva ante a minha impotência e do enorme tamanho que os problemas tomavam e então entre eles ou eu, optei por mim e tive que fazer um esforço bem grande, mas acho que consegui endurecer e assim deixar de sofrer por algo que é muito maior do que eu e que não posso ajudar a resolver.... Leila

Ana disse...

Dinda:
Tu até pode ter aprendido a não sofrer (como eu, aliás, tenho conseguido, às vezes), mas se tu pensa que endureceste, estás enganada... Porque tu continua com o teu enorme coração, nos ensinando a cada dia como é se preocupar com os outros... Não precisa querer salvar a humanidade prá modificar o mundo, basta conseguir o sorriso de um sobrinho, brincando com eles ou mostrando o quanto são especiais. Acredito que é assim que se modifica o mundo, e não tenho dúvida nenhuma que tu, de maneiras diferentes ao longo dos anos, sempre fez a tua parte muito bem. Tenho plena certeza que tem um Deus que tem em ti uma baita parceira... A maior prova disso é que, a cada ano, tu ganhas presentes no dia das mães... Pensa bem que essa é a maior prova do quanto tu modificas a vida da gente...
De minha parte, um dos meus maiores orgulhos é poder dizer que tu também és muito minha mãe... e também anunciar aos quatro ventos sempre que posso que foi contigo que aprendi a maior beleza da minha vida: se entregar de coração pros homens e prá vida...

Lembras? "Ter um coração grande às vezes dói muito, baixinha, mas se a gente aprende a trabalhar ele é a melhor coisa do mundo..."

Aos trancos e barrancos, aprendendo a conviver com ele, misturando o discernimento com a capacidade de sofrer apenas com aquilo que merece o meu sofrimento... o tempo passou... eu mudei, tu também... mas continuo achando que a lição mais linda e mais importante que tu me deu continua valendo muito à pena...

Nunca ninguém me ensinou uma coisa tão boa tendo coragem de me dizer que prá usufruir dela teria que aguentar muitas outras coisas não tão boas assim... e que o equilíbrio entre essas duas forças, difícil de encontrar prá caramba, é o que faz da vida a mais sublime vitória prá quem consegue sentir de verdade o seu coração...

Tomara Deus que eu consiga passar essa benção eternamente aos meus alunos, aos meus filhos e a todos os que amo...