A vida pode escorrer por entre os dedos num piscar de olhos... Não se pode viver sem ter gosto, sendo transparente, sendo inútil... É preciso fazer a diferença, deixar marcas, visualizar horizontes... É preciso Ser Intenso... Ser homem... Ser criança... Ser música... Ser arte... Ser Deus... Ser Graça... Simplesmente Ser... e Ser Feliz!

8.9.07

BRASIL... PÁTRIA AMADA...

Tenho uma amiga que está morando em Lisboa... uma das cidades maravilhosas que conheci nas minhas andanças pelo mundo... (to me achando...)

Pensando nela lá me peguei a pensar no nosso Brasil...
Passando ontem de tarde na Perimetral, onde se deu o desfile de 7 de setembro, vendo os homens recolhendo as "sobras" da manhã, me invadiu um sentimento estranho: será que isto é patriotismo?
Não quero responder essa pergunta, quero apenas suscitar o sentimento em vocês, quem sabe...
Me lembro de como detestava as horas cívicas no colégio, obrigatórias... no entanto, adoro nosso hino e a beleza que ele manifesta...
Sou completamente apaixonada por esta terra e, mais uma vez no entanto, nunca fui a um desfile de 7 de setembro...
Acredito que passei a admirar mais o Brasil depois que conheci outros países. Poucos países diante desse mundão de Deus, mas países que pela lógica tem uma realidade melhor que a nossa. Estive no primeiro mundo com minhas próprias pernas. E voltei pro Brasil com elas também, e com o coração certo de que aqui é meu lugar.

Queria sim que todo mundo cuidasse do meio ambiente e da água, que o salário mínimo fosse beleza, que o turismo transbordasse pela rua e outras coisas mais que vivi na Alemanha, na Espanha, na França e em Portugal (diferente dos outros três, mas também nitidamente europeu). Mas se o preço por ter isso fosse sair do Brasil, ia ficar por aqui mesmo...
O negócio é que lá do outro lado do mar as pessoas fazem mais a sua parte. A gente ainda está aprendendo isso. Quiçá um dia a gente ande na rua e as pessoas guardem o lixo na bolsa quando não encontram uma lata de lixo por 15 quadras... isso é consciência. Jogar no chão é horrível. Não ter onde colocar é pior ainda. Tacar no chão justamente por não ter onde colocar é revoltante. Isso é crime prá mim...

Brasil e seus problemas... Todos conhecem.


Brasil e suas maravilhas... Espero de coração que todos conheçam, ou, pelo menos, que lembrem delas antes de se deprimir com a situação social do nosso povo, desde o governo até a favela...


Belezas naturais

Condomínios fechados ao lado de favelas


Diversidade Cultural


Arte Elitizada


Arte do povo


Falta de espaço


Colorido nas raças


Discriminação social


Calor humano


Medo de sair na rua


Salário baixo


Programas sociais


Grandes centros cirúrgicos e de transplante


SUS


Culinária maravilhosa


Fome, miséria, abandono


Brasil. É assim que é.
Estar satisfeito é mentira. Estar satisfeito não é amar.

Quem não está satisfeito, tem duas opções:
1. Ir embora procurar outra forma de vida e levar consigo o Brasil (e receba minha admiração quem tem coragem prá isso)
2. Ficar aqui e fazer sua parte (e receba também minha admiração quem tem coragem prá isso)

Só não pode ficar e não fazer nada. Disso o país tá cheio. Pior de tudo é quem finge que faz...

Imaginem se cada um escolhesse 10 pequenas coisas prá ajudar o seu mundo Brasileiro? Acho que tudo estaria tri...

VAMOS FAZER UM EXERCÍCIO? Cada um de vocês que está me lendo, tente agora listar 10 coisas que faz e que são dignas de dizer: faço a minha parte! Eu vou tentar! Tive essa idéia nesse momento, por isso não tive tempo de pensar sobre isso... To indo na cara e na coragem... Será que tenho 10? Vamos ver...

1. Separo o óleo de cozinha na garrafa pet prá não colocar na água;
2. Se alguém me dá troco a mais eu devolvo;
3. Fecho a torneira enquanto lavo a louça e escovo os dentes;
4. Procuro ajudar as pessoas necessitadas que encontro na rua sempre que posso (mas aí reside um problema enorme, porque não sei até onde está certa a atitude de "dar esmola", nem tão pouco prá quem dar)
5. Estou sempre participando de alguma ação social (hoje estou envolvida com os projetos da escola que coordeno, Magia e Saber, que está fazendo pequenas ações práticas - Magia e Saber construindo Agentes da Paz)
6. Contribuo mensalmente com alimentos para a vila que a igreja Menino Deus assiste;
7. Dou roupas e outras coisas prá Mariom levar prá galera da vila dela;
8. Não jogo lixo no chão de maneira nenhuma;
9. Cumprimento os motoristas e cobradores nos ônibus e lotações (e às vezes sou cantada por isso... mas, enfim...)
10. Tento passar aos meus alunos a bondade e o amor ao próximo através das minhas músicas e das atitudes que cobro em sala de aula...

Putz... que difícil chegar ao 10... mas estou realmente feliz por achar estas dez coisinhas... Nenhuma delas me dá trabalho nenhum...
Que coisa... é estranho parar prá pensar na gente mesmo... é tão fácil prá mim escrever... mas foi difícil colocar esses 10 ítens prá vocês...

Bueno, fico feliz e orgulhosa de mim...
Assim como eu, acredito que todos podemos ir além...

Além de nós mesmos prá chegar até o Outro...

Tchau!


Uma última coisinha que poderia apagar tudo que eu disse e falar por si só...
Que tal?

Um comentário:

Renata disse...

Oiii Ana:
Pois é, vc sabe q to morando na Alemanha, e aqui o povo nao faz sujeira na rua nao.. eles tem mais consciencia e cultura nesse aspecto..
bjinho